domingo, 18 de maio de 2014

VIVA AO SMARTPHONE!!



  Quem não gostaria de ter acesso aos equipamentos de sua casa remotamente? Atualmente, programar e controlar iluminação, ar-condicionado, ter acesso às câmeras de sua residência e de outros equipamentos já é possível. Além disso, com a chegada dos smartphones, muitas funções e aplicações tornaram-se possíveis, inclusive, possibilitar a integração de todos os controles de diversos equipamentos em um único aparelho móvel e ter acesso aos acessórios e equipamentos da residência de qualquer lugar do mundo por meio de um protocolo de comunicação. De uma forma genérica, um Protocolo de comunicação é uma linguagem usada para permitir que dois ou mais computadores se comuniquem. Os computadores que estiverem conectados na rede devem estar configurados com os mesmos parâmetros e padrões para que a conexão seja estabelecida com sucesso.
   Mas, talvez o meu amigo leitor ainda deva me perguntar: “Mas Gabriel, como assim todos os controles de diversos equipamentos ?”. Veja só, meu Caro leitor, imagine que você precisou viajar para um outro país por um período de um mês e foi obrigado a deixar seu filho Júnior em casa sozinho. E daí vem a seguinte dúvida: Será que Júnior realmente está jogando o Game Battlefield 4 online ao invés de estar estudando ? Será que júnior aproveitou a minha ausência para dar uma festa para os amigos e “amiguinhas” dele? Será que Júnior está ligando o sistema de segurança da casa periodicamente ? Será que Júnior mantém as luzes da varanda acesa ao dormir ? Eis a questão, meu amigo leitor, não seria perfeito se você, através de um smartphone, pudesse monitorar todas as atividades do seu filho enquanto você está há milhares de quilômetros ? E melhor ainda, através de um simples toque na tela do seu smartphone ? Pois é, isso aí não é ficção! É a pura realidade!












Referências: 

casa.abril.com.br/materia/automacao-residencial-sem-fio-e-barata

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-o-Protocolo-TCP-IP-Funciona-Parte-1/1351

BENEFÍCIOS INERENTES DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

{AUTOR NAO CREDITADO]
http://www.arenahome.es/?page_id=5944
acesso em 18/05/2014.
Caríssimos, a automação residencial não é mais chamariz de utopia ou futurismo ela esta palpável mesmo não sendo explicitamente acessível. Um sistema de automação bem esboçado possui vários benefícios inerentes ao seu funcionamento, que é justamente o que esse post ira tratar.
Conforto
O conforto é um dos principais eixos da Domótica. E a programação de uma iluminação inteligente é primordial na criação e no controle de cenários domésticos intermediados, pelo toque de um pulsador, de um controle remoto, acionamento por sensores de presença som, hora, luz ambiente, de uma tela de toque, de um celular ou ate mesmo pela Internet.
O sistema manterá a temperatura ambiente do interior da casa de acordo com a preferência do administrador do sistema e ou aproveitando tipos específicos de isolamento térmico e ou ar condicionados e aquecedores.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A um passo dos "Jetsons" - Algumas tecnologias já vivenciadas

    Quem lembra ou quem assistiu "Os Jetsons"(1962) sabe qual a sensação de querer ter uma 'Rosie'(A empregada robô),sonhar em fazer uma refeição só com um click em um tela e de viver naquele mundo futurístico. Contudo, esse mundo chegou e a boa notícia é que a tecnologia está aqui na sua frente,do seu lado e até no ar que você respira(OPA!Cuidado para não entalar com a wi-fi). Piadas sem graças a parte, hoje a automação residencial é realidade e a tecnologia se torna uma provedora de qualidade e praticidade de vida.
    Na automoção residencial temos como as tomadas Belkin,lançadas em 2012.Chamado de WeMo, esse interruptor para automação residencial faz com que qualquer eletrodoméstico possa ser controlado através da rede WiFi. No entanto, realiza apenas a função de ligar e desligar, o que já é uma grande ajuda na economia de energia. Podem ser lâmpadas, cafeteiras, geladeiras, TVs, entre outros. Outro exemplo, é a empresa brasileira Controllar que está em busca da popularização das casa automatizadas e lançou um aplicativo com o mesmo nome para tablets que torna possível o controle de horários para que determinados pontos de luz, aparelhos eletrodomésticos e outros equipamentos sejam ligados e desligados diariamente no mesmo horário, de maneira automática.
    


    Prova disso é a Corning, uma empresa que fabrica vidros protetores de alta resistência, que desenvolveu vídeos

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Domótica: Projeto de Casas, Escritórios e Edifícios Inteligentes - Introdução

Domótica: Projeto de Casas, Escritórios e Edifícios Inteligentes - Introdução

 Olá pessoal, segue abaixo o meu comentário sobre o conceito de Automação Residencial ou Domótica. Ressalto que, para ter uma visão geral de Domótica, neste comentário estou apenas esclarecendo o conceito de Automação e Redes de Comunicação.
O conceito de Automação Industrial surgiu desde décadas passadas. O significado de automatizar um processo nada mais era do que permitir ou não permitir a passagem da corrente elétrica, seja para acionar um motor elétrico, ou acionar um alarme, ou seja, tinha aplicações e tecnologias limitadas. Além disso, apesar de limitada, era uma realidade restrita apenas a Indústria. Em uma residência o máximo que se poderia encontrar de automático era uma simples geladeira tendo sua temperatura controlada por uma chave de temperatura (Termostato), ou uma televisão com acionamento liga-desliga pelo controle remoto. Sendo claro, uma casa inteligente que enviasse e recebesse informações remotamente e em tempo real para uma pessoa era uma realidade longe de ser alcançada, ou quem sabe, longe de ser “pensada”, e se fosse pensada seria uma ideia utópica para a realidade tecnológica daquela época.
Com a evolução da Tecnologia dos meios de comunicação e mais precisamente da Eletrônica Analógica e Digital, surgiram novos conceitos, como por exemplo, conceitos de Circuitos Integrados, Protocolos de Comunicação, Bluetooth, Internet sem fio, etc. Sobretudo a evolução das linguagens de Programação juntamente com o desenvolvimento da Engenharia de Software possibilitou o surgimento de celulares com Sistemas Operacionais variados,

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Internet das Coisas e Ubiquidade - Introdução

   A chamada Internet das Coisas é o novo termo para designar a Computação Ubíqua. Essa atual realidade da web está nos centro da atenções pela diversidade de aparelhos que permitem o acesso à internet e nos trazem a possibilidade de interagir com eles e entre eles - o que é levado como um grande desafio integrar totalmente a relação homem e máquina.
   Como consequência da fusão entre as indústrias da computação e telecomunicações e a emergência das tecnologias microeletrônicas e wireless, a ciência da computação,aliada às interfaces de comunicação fixas ou móveis, está hoje formando redes de computação ubíqua. A computação, cada vez mais invisível, salta para objetos do cotidiano, é neles implantada, dando-lhes identidade através, por exemplo, de etiquetas RFID (Radio Fade de comunicação entre si.requency identification Tags), mas mantendo a capacidade de comunicação entre si.
   Essas redes pervasivas têm a característica de conectar não apenas humanos a humanos, mas também humanos a objetos e objetos a objetos. A Internet das Coisas corresponde à fase atual da internet em que os objetos se relacionam com objetos humanos e animais os quais passam a ser objetos portadores de dispositivos computacionais capazes de conexão e comunicação. Nesse sentido, os objetos tendem a assumir o controle de uma série de ações do dia a dia, sem necessidade de que as pessoas estejam atentas e no comando.