segunda-feira, 30 de junho de 2014

Computação distribuída :um mundo a se esplorar

Um poderoso ramo de aplicação nas redes é o ramo da computação distributiva. A computação distribuída é um pouco semelhante à computação paralela. Porem na computação paralela o mesmo programa é executado  em processadores diferentes, embora estes processadores estejam no mesmo computador,Já na computação distributiva esse processamento é realizado em rede .
 Para discutirmos um assunto é necessário um mínimo conceito: “sistema distribuído é considerado um conjunto (dois ou mais) de computadores autônomos interligados entre si, ou seja, em rede e equipados com um dispositivo (no caso o software designado para essa ação) que permita o compartilhamento de dados e de outros recursos tais quais hardware, software: e no desempenho de uma determinada função os computadores desempenhem essa tarefa tal como se fossem  um único computador.”
Estando em sistema as tarefas são realizadas em espaços de tempo consideravelmente menores, poupando recursos de sistema e sendo, por isso mesmo, mais eficiente. Isso é o que esta na base do conceito dos supercomputadores utilizados em larga aplicação técnica científicos,, Um projeto bastante conhecido e utilizado de computação distribuída é o SETI@Home (Search of ExtraTerrestrial Inteligence) utilizado no meio cientifico para buscas de vida extra terrena ,outro exemplo é o GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search), um projeto que se dedica a encontrar números primos gigantes, importantes na segurança, criptografia e outros setores das ciências matemáticas. Iniciativas desse tipo e a esse nível de compartilhamento são muito importantes na atual conjectura cientifica, esse tipo de paradigma também é largamente utilizado no meio empresarial principalmente no alojamento de servidores aplicacionais, sistemas otimizam o processamento de grandes fluxos de processamento de dados entre outros

 Um exemplo mais largamente usado na aplicação dos sistemas distribuídos são os programas de torrent(s)  {bendito seja ele}  nesses programas não há nenhuma  central de rede ou seja não existe servidor em tese todos são servidores e todos  são clientes (os servidores centrais  sendo assim quanto mais uplouds mais downloads entre os componentes,não importa se quem esta passando é um cara da Bolívia ou Afeganistão,ou de quem raios seja , quanto mais você compartilha, mais compartilham você, e mais rápido você recebe dados.o melhor é que a banda é ilimitada ou seja quanto mais você conseguir receber, beleza! que é a mesma base para grande parte dos sistemas de supercomputadores .
 Para vislumbrar melhor o que é um supercomputador assista ao video abaixo


                            

Esse tipo de relação cliente/servidor  é a base do nosso atual modelo de internet o servidor especializa-se em montar e disponibilizar as páginas na rede.e o cliente (‘’navegador’’) especializa-se em apenas acessar essas paginas e exibe-las,a ação é simples (distribuir tarefas). 
REFERENCIAS:

COMPUTAÇÃO distributiva;acesso em 07]/05/2014 ; disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_distribu%C3%ADda

PARADIGMA de computaçao distribuida;acesso em 07]/05/2014 ; disponível em:http://imasters.com.br/artigo/15811/arquitetura-da-informacao/paradigma-da-computacao-distribuida/

INTEGRAÇÃO corporativa e computação distribuída :fenômeno onipresente :Acesso em 07/05/2014. Disponivel em :http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ff394091.aspx

O que fazem os supercomputadores :Acesso em 07/05/2014.Disponivel em : www.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D016umo07Rog&ei=XBuzU6ieH4rUsATZtIHIBQ&usg=AFQjCNGRgLbhSEg93qpH0cVuwuUgH6DNcg&sig2=MNKUOJsjg4J5XCbujykztA&bvm=bv.70138588,d.cWc




sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Aplicação da Domótica



   A domótica procura uma melhor integração através da automatização da segurança, de comunicação e de controle, e gestão de fluídos. Os elementos que constituem a cadeia para o funcionamento da domótica são: Sensores, Transdutores, Detectores e Redes Domóticas. A questão habitacional se efetiva a uma exigência de qualidade e aproveitamento dos espaços, formulada em termos de edificação como: superfície mínima habitável, condições de saúde e higiene, condições de iluminação e ventilação dos locais, etc. A integração das novas tecnologias existentes busca dar efetividade a essa crescente exigência de qualidade. Para tanto, pôde-se observar um desenvolvimento de produtos e serviços para criar um habitat inteligente, tanto para o setor terciário como para o residencial. A domótica, que também pode ser referenciada por expressões como "smart building", "intelligent building", "edifícios inteligentes", é um novo domínio de aplicação tecnológica, e estão ai estudos,empresas e aplicações reais dela na atualidade.
   
   A Ingenium é um designer, desenvolvedor e fabricante de tecnologia de automação residencial,localizada na Espanha 
    Ingenium acredita que os sistemas devem ser compatíveis com outras marcas, eles projetaram seu próprio protocolo de comunicação, BUtilizando ®. Isso dá ao cliente   a escolha de quais os produtos a empregar em seu / sua casa design inteligente ou adicionar as que já instalou. Ingenium colabora com outros fabricantes para integrar seus produtos com BUtilizando ®.
   Esta empresa trabalha de uma maneira muito interessante e interativa com seu publico pra saber um pouco mais acesse http://www.ingeniumsl.com/website/en/ 

    A Teta Ecoviling desenvolve e instala soluções nas áreas de energia renovável, construção sustentável e melhoramento da qualidade de vida, através da recuperação climática, acústica e eletromagnética de residências e ambientes de trabalho.
    Na Itália Teta Group é uma empresa líder em sistemas inovadores de produção e gestão de fontes de energia renováveis, como a fotovoltaica, solar térmica, e geotérmica, para os sistemas de cogeração de energia, projeto de edifícios energeticamente eficientes, gestão de risco eletromagnético, e para a projetação e otimização acústica dos auditórios. Teta se propõe como um parceiro global para a eficácia das soluções e eficiência do serviço. 
   Para saber mais acesse http://www.tetaecoliving.it/pt/a-casa-perfeita
  
  A eHouse é uma solução avançada para automação predial , permitindo o controle total da casa . EHouse sistema é desenvolvido desde 2000 .
Usando a arquitetura do sistema de microprocessador controladores , alta funcionalidade e recursos de hardware , funções de gestão de instalações para alcançar toda .
Isto permite-lhe atingir o custo-benefício alternativa , comparação com sistemas caros de atingir uma funcionalidade semelhante . 

  Essa empresa de automação de sistemas de controle de casas foca na ecologia, eficiência, praticidade e economia de energia, para saber mais acesse http://controle.isys.pl/

  A Mostra Casa Viva é  a reprodução dinâmica da nova realidade sobre a relação entre o homem e sua casa.
  Em parceria com a Construtora Galwan e o Grupo Prix, a Cardio House Brasil apresenta aos capixabas a Mostra Casa Viva, a primeira casa inteligente do Espírito Santo. Em uma área de 230m² serão reproduzidos ambientes que apresentam um novo conceito de integração entre moradia, segurança, praticidade e conforto. Distribuídos em dois andares, ambientes como living, cozinha, quartos e academia, dentre outros espaços, utilizarão da melhor tecnologia em automação e domótica.  
    Para saber mais acesse http://mostracasaviva.com.br/casaviva-es/acasa.php 

  E um exemplo mais proximo a nossa realidade universitária, estudante da UFPB faz projeto de casa inteligente. A casa foi toda projetada para receber aplicações de domótica, que diz respeito às tecnologias de automação residencial.
   “O conceito de ‘smart building’ está em alta por aqui, por dar mais comodidade ao morador e qualidade à residência. Conseguimos um resultado bastante interessante, tanto esteticamente como na parte funcional. Certamente, será um bom veículo de educação para quem se interessa por tecnologia”,comentou a estudante. Para saber mais acesse http://www.ufpb.br/content/estudante-de-arquitetura-da-ufpb-projeta-casa-inteligente

Agora mais um vídeo muito interessante explicando mais um pouco sobre a domótica da El Mapa Digital [VÍDEO EM ESPANHOL]
 

domingo, 15 de junho de 2014

Olá pessoal! Segue abaixo um pequeno vídeo muito legal que trata sobre o tema "Internet das Coisas", abordando uma visão geral.



domingo, 8 de junho de 2014

Os Desafios da Internet das Coisas

                     
   Muito se tem falado sobre o fato de que o grande aumento da quantidade de dispositivos conectados à rede desencadeará uma série de desafios a serem resolvidos. O principal obstáculo é que, a Internet não está preparada para aguentar a intercomunicação de tantos dispositivos heterogêneos, já que nem os serviços de Internet nem os protocolos de comunicação utilizados atualmente foram pensados para este fim.(É essencial que as "coisas conectadas" possam desempenhar tarefas sem necessariamente haver a participação de um ser humano) Para as operadoras de redes móveis e empresas de tecnologia do setor de telecomunicações, o papel desempenhado pelo setor será fundamental no desenvolvimento do ambiente de dispositivos conectados que se desenha e tem sido intensamente demonstrado e discutido, que vão da interação no apoio à emergências e capacidade de efetuar manutenção preditiva, à criação de planos de seguros baseados no comportamento e hábitos de direção, obtidos em tempo real. 
    Desafios importantes: