sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Aplicação da Domótica



   A domótica procura uma melhor integração através da automatização da segurança, de comunicação e de controle, e gestão de fluídos. Os elementos que constituem a cadeia para o funcionamento da domótica são: Sensores, Transdutores, Detectores e Redes Domóticas. A questão habitacional se efetiva a uma exigência de qualidade e aproveitamento dos espaços, formulada em termos de edificação como: superfície mínima habitável, condições de saúde e higiene, condições de iluminação e ventilação dos locais, etc. A integração das novas tecnologias existentes busca dar efetividade a essa crescente exigência de qualidade. Para tanto, pôde-se observar um desenvolvimento de produtos e serviços para criar um habitat inteligente, tanto para o setor terciário como para o residencial. A domótica, que também pode ser referenciada por expressões como "smart building", "intelligent building", "edifícios inteligentes", é um novo domínio de aplicação tecnológica, e estão ai estudos,empresas e aplicações reais dela na atualidade.
   
   A Ingenium é um designer, desenvolvedor e fabricante de tecnologia de automação residencial,localizada na Espanha 
    Ingenium acredita que os sistemas devem ser compatíveis com outras marcas, eles projetaram seu próprio protocolo de comunicação, BUtilizando ®. Isso dá ao cliente   a escolha de quais os produtos a empregar em seu / sua casa design inteligente ou adicionar as que já instalou. Ingenium colabora com outros fabricantes para integrar seus produtos com BUtilizando ®.
   Esta empresa trabalha de uma maneira muito interessante e interativa com seu publico pra saber um pouco mais acesse http://www.ingeniumsl.com/website/en/ 

    A Teta Ecoviling desenvolve e instala soluções nas áreas de energia renovável, construção sustentável e melhoramento da qualidade de vida, através da recuperação climática, acústica e eletromagnética de residências e ambientes de trabalho.
    Na Itália Teta Group é uma empresa líder em sistemas inovadores de produção e gestão de fontes de energia renováveis, como a fotovoltaica, solar térmica, e geotérmica, para os sistemas de cogeração de energia, projeto de edifícios energeticamente eficientes, gestão de risco eletromagnético, e para a projetação e otimização acústica dos auditórios. Teta se propõe como um parceiro global para a eficácia das soluções e eficiência do serviço. 
   Para saber mais acesse http://www.tetaecoliving.it/pt/a-casa-perfeita
  
  A eHouse é uma solução avançada para automação predial , permitindo o controle total da casa . EHouse sistema é desenvolvido desde 2000 .
Usando a arquitetura do sistema de microprocessador controladores , alta funcionalidade e recursos de hardware , funções de gestão de instalações para alcançar toda .
Isto permite-lhe atingir o custo-benefício alternativa , comparação com sistemas caros de atingir uma funcionalidade semelhante . 

  Essa empresa de automação de sistemas de controle de casas foca na ecologia, eficiência, praticidade e economia de energia, para saber mais acesse http://controle.isys.pl/

  A Mostra Casa Viva é  a reprodução dinâmica da nova realidade sobre a relação entre o homem e sua casa.
  Em parceria com a Construtora Galwan e o Grupo Prix, a Cardio House Brasil apresenta aos capixabas a Mostra Casa Viva, a primeira casa inteligente do Espírito Santo. Em uma área de 230m² serão reproduzidos ambientes que apresentam um novo conceito de integração entre moradia, segurança, praticidade e conforto. Distribuídos em dois andares, ambientes como living, cozinha, quartos e academia, dentre outros espaços, utilizarão da melhor tecnologia em automação e domótica.  
    Para saber mais acesse http://mostracasaviva.com.br/casaviva-es/acasa.php 

  E um exemplo mais proximo a nossa realidade universitária, estudante da UFPB faz projeto de casa inteligente. A casa foi toda projetada para receber aplicações de domótica, que diz respeito às tecnologias de automação residencial.
   “O conceito de ‘smart building’ está em alta por aqui, por dar mais comodidade ao morador e qualidade à residência. Conseguimos um resultado bastante interessante, tanto esteticamente como na parte funcional. Certamente, será um bom veículo de educação para quem se interessa por tecnologia”,comentou a estudante. Para saber mais acesse http://www.ufpb.br/content/estudante-de-arquitetura-da-ufpb-projeta-casa-inteligente

Agora mais um vídeo muito interessante explicando mais um pouco sobre a domótica da El Mapa Digital [VÍDEO EM ESPANHOL]
 

5 comentários:

  1. A domótica tem tudo para se popularizar pois favorece a preguiça malandra do ser humano que pode por a culpa do esquecimento de uma janela aberta ou uma luz acesa no sistema,caso haja alguma falha, como também polpa o tempo de pessoas mais produtivas que não precisarão se ater a afazeres de pouca exigência intelectual, entre outros benefícios menos leigos como o crescimento de profissionais e empresas voltadas para esta área.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia e sua infindável busca por comodidade, facilidade e produtividade. Um ponto interessante sobre domótica são os escritórios em casa ou mesmo em prédios comerciais, que seguem a mesma lógica funcional. Já em alguns lugares o simples fato de haver tomadas em quantidade suficiente já é satisfação imensurável! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. A domótica é realmente uma tecnologia que detém grandes chances de se expandir nos próximos anos, pois a cada dia queremos mais e mais comodidade. Tudo tem que ser rápido e bem feito e é nessas horas que a domótica faz a diferença.

    ResponderExcluir
  4. A domótica é uma área que está crescendo cada vez mais em todo mundo e é uma área que eu me interesso bastante. Quanto fazia curso técnico em eletrônica no IFS, desenvolvi um projeto para controle de lâmpadas de uma residência através de um aplicativo que poderia ser rodado em qualquer Smartphone Android onde a comunicação era feita via Bluetooth.
    Também tinha uma aula de empreendedorismo, onde acabei aproveitando meu projeto para simular a criação de uma empresa na área de domótica e percebi que se bem planejada, poderia ser uma empresa bastante lucrativa já que existem poucas delas, principalmente aqui no Brasil. A maior dificuldade é o alto custo da mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito inteligente e mercadológico produto, se o custo de implementação for baixo, principalmente do interruptor com bluetooth, a parte do app não deve ficar cara.O custo maior recairia com toda a instalação. Ótimo projeto, penso que da pra alcançar uma boa parcela do mercado com ele, com toda essa tendência de domótica e com a mão na roda que é o fato de todo mundo ter um Smartphone e se pautar pela lei do menor esforço! Parabéns pelo projeto!

      Excluir